QUEM EU SOU?

SP . Semana 5 . 09/22

COMERÁS O PÃO COM O SUOR DO TEU TRABALHO!

O QUE É ATUAR NESTE MUNDO REAL?

COMO EU ATUO NESTE MUNDO REAL?

POR QUE EU ATUO NESTE MUNDO REAL?


QUEM EU REPRESENTO?

"Seu objetivo era nos ver no palco, o cenário ao fundo, maquilados, vestidos, as luzes na ribalta acesas e com todos os acessórios.

A primeira coisa que me perturbou foi a extraordinária solenidade, o silêncio e a ordem que ali reinavam. Passando da escuridão dos bastidores para a plena iluminação da ribalta, das gambiarras, dos refletores, senti que estava cego. O brilho era tão intenso que parecia formar uma cortina de luz entre mim e a plateia. Senti-me protegido contra o público e, por um momento, respirei livremente, mas os meus olhos logo se habituaram à luz, pude enxergar no escuro e tanto o temor quanto a atração do público pareciam-me mais fortes do que nunca.

O nosso objetivo é não somente criar a vida de um espírito humano, mas, também, exprimi-la de forma artística e bela. A dependência do corpo em relação à alma é de particular importância em nossa escola de arte.

Isto é de importância primordial: as bases orgânicas das leis da natureza, nas quais a nossa arte se alicerça, protegê-los-ão, impedindo-os, no futuro, de enveredar pelo caminho errado. Quem sabe com que diretores e em que teatros vocês terão de atuar? Não é em toda parte nem em todo mundo que vocês acharão um trabalho criador, baseado na natureza. Na maioria dos outros teatros, os atores e diretores constantemente violam a natureza com a maior desfaçatez. Mas, estando seguro quanto aos limites da arte verdadeira e das leis orgânicas da natureza, vocês não se perderão, serão capazes de compreender seus erros e de corrigi-los.

Para atingir nosso objetivo precisamos contar, além do auxílio da natureza, com uma técnica psicológica bem trabalhada, com um enorme talento e com grandes reservas físicas e nervosas. Você não tem essas coisas todas, como tampouco as têm os atores de personalidade... confiam inteiramente na inspiração. Se essa inspiração não aparece, nem você nem eles têm coisa alguma para preencher as lacunas. De todos os fatos, o pior é que os clichês preencherão todos os pontos vazios do papel que não estiver solidamente impregnado do sentimento vivo. Em nossa arte é preciso viver o papel a cada instante que o representamos e em todas as vezes. [Não é a arte da mera reprodução mecânica, sem vida, que usa estereótipos].

O que quer que aconteça no palco, deve ser com um propósito determinado. A essência da arte não está nas suas formas exteriores, mas no seu conteúdo espiritual. Quando escolherem algum tipo de ação, deixem em paz o sentimento e o conteúdo espiritual. Nossos espíritos se concentram em calcular o valor ou propósito deste ou daquele ato em função dos problemas propostos. No teatro toda ação deve ter uma justificação interior, deve ser lógica, coerente e real.

É preciso que vocês, realmente, acreditem nas possibilidades gerais dessa vida. Se o conseguirem, verão que os sentimentos que parecem verdadeiros e as emoções sinceras crescerão espontaneamente em vocês. Sua força depende não só da sua intensidade, mas também da nitidez de contorno das circunstâncias dadas.

Você tem de decidir de uma vez por todas: veio aqui para servir à arte e fazer sacrifícios por ela ou para explorar seus próprios fins pessoais?"


Estes são trechos do livro "A preparação do ator", de Constantin Stanislavski. Sim, preparação do ator!


Mas... eu não sou ator nem atriz...


Atores e atrizes representam personagens, e estes são representações de aspectos dos seres humanos. Nós, seres humanos, vivemos neste mundo REAL que, em alguns gêneros cinematográficos e da dramaturgia, é representado no cinema e no teatro. Portanto, podemos aprender sobre aspectos de nós mesmos e dos seres humanos em geral por meio dos filmes e das peças de teatro.



REFLITA!

EU SOU PRESENÇA DE QUE?

Eu sou presença de...


Se você tem dúvidas ou não conseguiu responder à uma ou mais perguntas, se sente perdido(a) na vida... Saiba que atuar em uma história de vida sem sentido tem solução.




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801

Tags

Arteterapia teatro cinema atores filmes