QUEM EU SOU?

SP . Semana 6 . 09/22

JÁ LHE OCORREU QUE NÃO SÃO AS PESSOAS QUE TE INCOMODAM, MAS VOCÊ QUE SE SENTE INCOMODADO(A) POR ELAS?

EU REPITO ATITUDES QUE VÃO DO NADA A LUGAR NENHUM?

Qual motivo me leva a fazer sempre a mesma coisa, mesmo sem querer fazê-la?

Percebo que meus relacionamentos amorosos não são como eu gostaria e há algo semelhante que se repete neles...

Às vezes, pareço gostar do sofrimento...


ASSIM COMO O MEU PAI E A MINHA MÃE...

Em algum momento, você se percebeu tendo as mesmas atitudes que sempre julgou em sua mãe e seu pai, ou em seu avô e sua avó?

Por exemplo, reclamar de tudo, ser mesquinho ou esbanjar dinheiro...

Se você se incomoda com seu pai ou sua mãe, ele ou ela não é o problema, você é o problema. Você reconhece este comportamento neles(as) porque ele está em você. Normalmente projetamos nas pessoas o que não está resolvido em nós. Não é sempre fácil se dar conta disso, é mais comum alguém como a esposa ou o esposo, por exemplo, apontar para essa repetição dizendo: “você parece a sua mãe” ou “tal pai, tal filho”.


O QUANTO EU ME PAREÇO COM MEU PAI OU MINHA MÃE?

Olhe para o seu pai ou sua mãe como se estivesse se vendo no espelho. O quanto você se parece com ele ou ela? Eis um exercício e instrumento de autoconhecimento e transformação, pela ordem do amor, entre vocês. Perceba e reconheça em você o aspecto do seu pai ou da sua mãe que lhe incomoda: prepotência, falta de limites, arrogância, manipulação, medo, perfeccionismo, teimosia, agressividade ou violência, procrastinação, alcoolismo, obesidade, injustiça, abuso, entre outros.


NÃO SOU VÍTIMA DE ALGUÉM: EU SOU CAUSA E EFEITO DAS MINHAS ESCOLHAS 

Conscientizar-nos disso nos fortalece, cada um de nós tem o livre arbítrio de escolher o que viver, as situações da vida são de responsabilidade de cada um, dessa forma, estamos mais próximos das soluções - do que depender ou esperar que os outros solucionem os problemas para cada um de nós. É perda de tempo acusar e culpar os outros.


AUSÊNCIA DE REPERTÓRIO E O MEU SENTIMENTO DE MEDO...

A repetição de algumas atitudes se liga à ausência do repertório de possibilidades. É mais fácil repetir comportamentos conhecidos do que quebrá-los e sair da zona de conforto por medo, consciente ou inconsciente, de perder o amor dos familiares e da rejeição. Cada um de nós é um ser único e irrepetível, e na medida que nos autoconhecemos, percebemos que podemos nos diferenciar, sem necessariamente romper relações com quem amamos.

As pessoas diferenciadas têm consciência de si, opiniões próprias, capacidade de decisão, conseguem se dar conta de seus sentimentos e pensamentos, são cientes de suas crenças e agem de acordo. O contrário, são pessoas em que estas capacidades estão limitadas pelas dificuldades em distinguir seus sentimentos de seus pensamentos, de selecionar o que é próprio de si mesmas do que assimilam do outro.

Para alcançar autonomia e elaborar adequadamente os sentimentos em relação à família, a história familiar deve estar em foco, pois padrões e crenças passam por várias gerações com consequências. Exercícios para o autoconhecimento permitem aprender a reconhecer necessidades e valores, e avaliar a forma de se relacionar consigo mesmo e com os outros, ajudando a identificar os próprios modelos e os modelos aprendidos que são repetidos há anos. Ter consciência e se irritar faz parte do processo, mas não pode permanecer focado na irritação, é preciso transcendê-la.



REFLITA!

EU QUERO SER IGUAL AO MEU PAI E A MINHA MÃE EM TUDO?


Igual ao meu pai - Francis Lopes

"Eu quero ser igual ao meu pai
Viver os anos que ele já viveu
Sofrer o quanto ele já sofreu
Só assim eu sou herdeiro do meu pai
Meu pai levou a vida inteira lá na roça
Numa palhoça bem coberta de sapê
Só assim eu quero ser igual a ele
Ter um rancho igual ao dele
Viver lá até morrer
O mato verde que embeleza nossa terra
A passarada, a cachoeira o alazão
Ha se eu pudesse viver na minha terrinha
Junto com minha mãezinha,
Meu pai e meus irmãos".

[Ouça: música postada no slide-show]




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801

Tags

padrão repetição sofrimento família pai mãe avô autoconhecimento consciência comportamento atitude vício virtude projeção