QUEM EU SOU?

SP . Semana 22 . 01/23

FINALMENTE, DEIXEI DE SER UM PESO!

COMENDO O PÃO COM O SUOR DO MEU TRABALHO!

Trabalho é qualquer ocupação física ou intelectual; atividade profissional regular e remunerada. Conjunto de tarefas que constituem a obrigação que alguém deve desempenhar. (dicionário Priberam). Conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar determinado fim. (dicionário Michaelis).


Historicamente também envolve o desenvolvimento da sociedade desde a antiguidade, há cerca de 10.000 anos, até a Revolução Industrial. Viver em sociedade requer distribuição de tarefas como, caçar, plantar, estocar alimentos, cuidar da segurança, entre outras. Tais tarefas ou afazeres foram aperfeiçoados e ensinados entre as pessoas. O trabalho, extenuante, de mão-de-obra física sem ferramentas ou maquinários, principalmente na agricultura, gerava a organização econômica. A evolução teve início com o uso de gravetos e pedaços de pau, depois para o uso de arados de metal e, o desenvolvimento de uma coleira de cavalo permitiu um aumento enorme na produtividade agrícola.

A caça de animais era precária, pois um ser humano dificilmente capturará um animal pequeno usando apenas as suas próprias mãos e inteligência. A armadilha permitiu que animais pequenos fossem capturados, com riscos mínimos para o ser humano, e o uso de lança permitiu a caça de animais grandes. A invenção da arma de fogo permitiu que o ser humano pudesse matar o maior animal a uma grande distância.

Os comerciantes levavam semanas, meses ou anos para percorrer montanhas e florestas sob sol, chuva ou neve, gerando quantidades pequenas de comércio, pois eram capazes de transportar uma quantidade pequena de bens (produtos). Atualmente, o comércio é realizado por meio de caminhões, aviões, trens e navios - estes carregam toneladas.


O trabalho desenvolvido ao longo da história da humanidade é de suma importância, cada atividade com seu sentido e respectiva dignidade. Nenhum bem (produto) ou serviço surge pronto do nada, todos eles precisam ser criados e trabalhados, sendo assim, sempre haverá algum trabalho a ser realizado. A exigência de que todos trabalhem para sobreviver é da própria natureza.


Por que eu como pão?

Porque eu tenho fome.

Se eu não tenho dinheiro para comprá-lo, não como pão mesmo com fome.

Por que eu como pão?

Porque eu tenho dinheiro para comprá-lo.

Se alguém não o faz, não como pão mesmo tendo dinheiro para comprá-lo.

Por que eu como pão?

Porque alguém faz pão.

Se alguém não vende farinha, ninguém faz pão.

Por que eu como pão?

Porque alguém vende farinha para quem faz pão.

Se alguém não mói o trigo, não há farinha.

Por que eu como pão?

Porque alguém mói o trigo que é vendido para quem faz pão.

Se alguém não colhe o trigo, não há trigo para moer.

Por que eu como pão?

Porque alguém colhe o trigo que é moído e vendido para quem faz pão.

Se alguém não rega o trigo plantado, não há trigo para colher.

Por que eu como pão?

Porque alguém regou o trigo colhido, moído e vendido para quem faz pão.

Se alguém não planta a semente, não há trigo.

Por que eu como pão?

Porque alguém plantou a semente do trigo, regado, colhido, moído e vendido para quem faz pão.


Há tipos e distinções de trabalho, o manual quando há esforço físico, o intelectual quando implica em estímulo mental – também há o trabalho em que ambos, físico e mental, coexistem -, o de execução quando há efetiva execução de tarefa (direto), o de organização quando há a direção daqueles que executam (indireto), o de investigação quando tem caráter científico, o qualificado quando é obrigatório instrução específica, e o não-qualificado quando não é necessário instrução específica.


Cada um de nós, com algumas exceções, trabalha em troca de dinheiro para poder consumir: alimentos, roupas, calçados, cursos e livros, consultas e exames, medicamentos, produtos higiênicos e de limpeza, produtos e serviços de embelezamento, passeios e viagens, brinquedos e entretenimentos, eletro-eletrônicos, automóveis, móveis e objetos de decoração, imóveis, entre outros. O trabalho também possibilita concretizar sonhos, atingir metas e objetivos de vida.



REFLITA!

EU TRABALHO SOMENTE PARA GANHAR DINHEIRO?


EU NÃO TENHO PROBLEMA ALGUM?


AS PESSOAS DO MEU CONVÍVIO ESTÃO TRISTES?


O MEU TRABALHO GERA RIQUEZA DIRETA OU INDIRETAMENTE?


O MEU TRABALHO MELHORA A VIDA DAS PESSOAS?


Se você percebeu alguma tristeza, não se desespere, saiba que há algo de extremo valor em cada um de nós!




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


Tags

trabalho ofício profissão carreira metas objetivo de vida ocupação