QUEM EU SOU?
SP . Semana 23 . 01/23
CORAGEM: DONO(A) DO PRÓPRIO NEGÓCIO, INVESTIMENTO E FÉ
EU SOU DONO(A) DO MEU PRÓPRIO NEGÓCIO
Empregos somente são criados quando há oportunidades de lucro ou de melhoria de bem-estar. Em outras palavras, vagas de trabalho são criadas quando um(a) empresário(a) identifica oportunidade de lucro em uma área e investe capital e recursos para iniciar a produção de bens (produtos) ou prestação de serviços. Empresas não são instituições de caridade nem existem para criar empregos, estes são apenas a consequência de empreendimentos, isto é, todos os empregos são consequências de investimentos.
MEU INVESTIMENTO E FÉ
Segundo Lew Rockwell, entender a ciência econômica não requer fé. Porém, há várias ações realizadas por empresários(as) que exigem fé. Considerando a descrição feita pelo Apóstolo São Paulo - "a evidência das coisas que não são vistas" -, podemos entender o empreendedorismo e os investimentos como atos de fé. Para conseguir se manter, o(a) empreendedor(a) pratica atos diários que envolvem a capacidade de prever um futuro incerto. Não há certeza alguma em qualquer empreendimento, isto é, nada é garantido. Pode-se contratar técnicos competentes como, contadores, agências de marketing, profissionais de finanças e programadores, mas de modo algum conseguem sobrepujar incertezas. Nenhum deles nem ninguém! Nenhuma empresa tem o poder de obrigar os consumidores a comprarem o que elas produzem e todo sucesso é potencialmente efêmero - o sucesso do passado não é uma garantia de sucesso futuro.
O(A) empresário(a) precisa contratar empregados(as) e pagá-los(as) antes dos bens produzidos (produtos) serem levados ao mercado, serem vendidos e gerarem o primeiro lucro, isto é, os(as) trabalhadores(as) empregados(as) não precisam esperar até que os bens (produtos) sejam produzidos e realmente vendidos para receberem seus salários, recebem seu pagamento enquanto o trabalho está sendo feito e o(a) empresário(a) arca com a incerteza sobre se irá ganhar ou não o suficiente com a venda de seus produtos para cobrir todas as despesas - nem sabe se conseguirá vender seus produtos.
Os equipamentos e maquinários precisam ser comprados, melhorados, modernizados, trabalhados e substituídos, portanto, o(a) empreendedor(a) pensa sobre os custos de hoje e do futuro para todo o sempre. Ele(a) vê o passado e o presente da mesma forma que as outras pessoas, no entanto, ele(a) julga o futuro de maneira diferente. Isso diferencia um(a) empreendedor(a) de sucesso das outras pessoas. Esses(as) empreendedores(as) estão dispostos(as) a dar o salto de fé necessário para testar suas especulações num futuro incerto – e graças a esse salto de fé, padrões de vida são impulsionados, aprimorando a vida de bilhões de pessoas. "Estamos cercados pela fé. As economias que crescem estão impregnadas e infundidas de fé".
ASSISTA E REFLITA!
O MEU TRABALHO GERA RIQUEZA DIRETA OU INDIRETAMENTE?
O MEU TRABALHO MELHORA A VIDA DAS PESSOAS?
EU TRABALHO SOMENTE PARA GANHAR DINHEIRO?
EU NÃO TENHO PROBLEMA ALGUM?
AS PESSOAS DO MEU CONVÍVIO ESTÃO TRISTES?
Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801
Tags
empreendimento empreendedor empresa empresário investimento negócios empreendedorismo