QUEM EU SOU?

SP . Semana 26 . 02/23

PARA QUÊ, EU ACORDO TODOS OS DIAS?

O QUE EU TENHO EM MENTE QUE ME FAZ ACORDAR E LEVANTAR TODOS OS DIAS?

Cada um de nós, diariamente, se depara com oportunidades, ensinamentos e aprendizados, ou desafios e enfrenta momentos desconfortáveis, profissionalmente e no âmbito familiar ou pessoal, que exigem serenidade para tomar a melhor postura. É raro alguém fazer o que gosta, nem sempre se tem um bom ambiente familiar e em vários casos não podemos mudar a situação.

As motivações materiais são frágeis e pouco sustentáveis, isto é, são efêmeras, pois a matéria quebra, se desgasta, se degenera, se decompõe, acaba... A matéria é um meio e não um fim, a empresa é um meio e não um fim - o dinheiro é uma consequência: ganhe todo dinheiro que quiser e puder -, o dinheiro também é apenas um meio e não um fim. O que faz cada um de nós acordar, levantar e trabalhar é algo maior que o dinheiro. Ou, deveria ser...


QUEM SÃO AS PESSOAS QUE DEPENDEM DO MEU TRABALHO E POR ISSO EU DURMO E ACORDO TODOS OS DIAS?

Transcender se origina do latim transcendere que significa ultrapassar, exceder, ser superior a, ir além do ordinário, elevar-se acima do vulgar, ser transcendente. Transcendência é a capacidade humana de se elevar, atravessar os limites que o corpo físico permite. Sair de si mesmo. (dicionários Priberam e Informal). Trata-se do que está além do mundo material, refere-se aos fenômenos da natureza metafísica.

Autotranscendência constitui a essência da natureza humana e é a faculdade de nos dedicarmos à algo, alguém, obra ou causa que ultrapassa o Eu em cada um de nós, ou seja, retiramos o olhar narcisista e olhamos para além de cada um de nós. Quando a pessoa não transcende a si mesma, ela própria se torna obstáculo para si para viver plenamente. A pessoa neurótica somente pensa em si mesma, se orienta a partir dos seus próprios desejos e impulsos, enxerga a si mesma em imagens variadas se autoenganando e busca a felicidade no seu mundo interno subjetivo, por outro lado, a pessoa sadia olha para fora de si, para o mundo externo, objetivamente.


EU COLOCO O MEU TRABALHO A SERVIÇO DE QUEM?

O ser humano não se contenta em viver somente para satisfazer o que é meramente material e biológico. O desejo latente de exceder a existência ordinária ou comum e a materialidade, o leva a busca de preenchimento, de complementação, de satisfação de uma necessidade experimentada mesmo sem consciência exata do que seja.

Considerando o trabalho como meio pelo qual o ser humano pode se autotranscender, a postura em favor do outro pode dar significado às ações laborais, levando a pessoa a encontrar sentido e realizar valores.



REFLITA!

O QUE ME MOVE A SEGUIR EM FRENTE?


Se você percebeu que a sua vida se resume a trabalhar somente para ganhar dinheiro, muito ou pouco, ou para provar algo a alguém, ou mesmo para que gostem de você, saiba que há outros valores intrínsecos ao trabalho que são permanentes.




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


Tags

aprendizagem desafios motivação matéria transcendência autotranscendência trabalho