QUEM EU SOU?

SP . Semana 35 . 05/23

POR QUANTO TEMPO, CONSIGO ENCARAR A VERDADE SOBRE MIM?

VERDADE, É MESMO?

Há três considerações em relação à verdade que marcam o pensamento e o entendimento sobre o mundo, os seres e as coisas. Nesta postagem, abordo a primeira delas que é veritas.

O termo latino veritas-atis significa exatidão; precisão; rigor dos fatos acontecidos. São relatos ou enunciados que expressam os fatos como aconteceram e podem ser estudados de forma metódica, ou seja, busca entender os fatos por meio de enunciados sistemáticos, chegando à verdade pela precisão e estudo metódico sobre as coisas: verificação minuciosa, análise e comprovação. É a descrição detalhada de um acontecimento do passado que vai determinar se esse fato é verdadeiro ou falso. Está associado à verus que significa por verdadeiro, e à raiz protogermânica wero que significa por certo ou real; contém a noção de verum-bonum que é aquele que na sua bondade é visto pela razão como o verdadeiro, aquele idêntico a si mesmo apreciado como bom.


De acordo com os dicionários, verdade é sinceridade; boa-fé; realidade; certo; franco; exato; real; autenticidade; exatidão; veracidade; fidelidade; precisão; imutável; incorruptível; infalível; inquestionável; conformidade da ideia com o objeto, do dito com o feito, do discurso com a realidade; que está em conformidade com os fatos ou a realidade. É aquilo que está ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, que é autêntico, é a ausência da mentira. Afirmação do que é correto e seguramente o certo na realidade apresentada; concordância entre o que é dito, pensado e crido, e o real, isto é, a verdade da qual não se pode duvidar.



A CERTEZA SEM DÚVIDAS (É REDUNDANTE, EU SEI!)

Eu estou em pé e tenho um livro em minhas mãos, se eu soltá-lo, ele cairá ao chão. Alguém duvida?


Alguém duvida que...

+ o céu é azul;

+ o sol é quente;

+ o gelo é frio;

+ todas as pessoas nascem;

+ todas as pessoas nascem de uma mulher - não considerarei os métodos artificiais neste momento;

+ todas as pessoas morrem - independentemente do contexto histórico ou cultural.


A verdade dos fatos é importante no julgamento das ações humanas e quando há dúvidas é imprescindível verificar sua veracidade que pode determinar a condenação ou absolvição de alguém. Quem tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado(a) de cético(a), embora ele(a) desacredite da verdade, é fato que a verdade existe, pois, para existir, independe do conhecimento que se tem dela - o que pode ser modificado ou destruído é a nossa ignorância, jamais a verdade.



REFLITA!

QUAIS SÃO OS FATOS VERDADEIROS QUE ACONTECERAM EM MINHA VIDA? - SOMENTE OS VERDADEIROS!




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


Tags

verdade veracidade eternidade presente filosofia