QUEM EU SOU?

SP . Semana 43 . 07/23

AMIZADE, CONFIANÇA, FIDELIDADE E PROMESSA CUMPRIDA

O AMIGO DE DEUS

Segundo a maioria dos estudiosos, Abrão nasceu no início do segundo milênio antes de Cristo, filho de Terá e sua família era da cidade pagã de Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia. Aos catorze anos, compreendeu que os seres humanos se corromperam com a idolatria de imagens em escultura e orava a Deus lhe pedindo a conservação da sua alma pura e também a de seus descendentes. Após a morte de seu irmão Harã, Deus o convocou a partir para a terra prometida pelo próprio Deus, aos setenta e cinco anos, em direção à terra de Canaã levando sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, os seus servos e seus bens. Ao chegar à Palestina, Abrão ficou nas proximidades de Betel, Hebrom e Berseba, mas devido à fome nesta região, ele desceu ao Egito, onde teve problemas e por temer pela sua vida, não apresentou Sarai como sua esposa. Abrão retornou às proximidades de Betel, porém houve contenda entre os servos de Abrão e Ló por causa dos rebanhos, o local não comportava os dois habitando na mesma terra, então se separaram:  Ló foi residir nas planícies verdes do Jordão, onde se situavam as cidades de Sodoma e Gomorra, e Abrão foi para uma planície nas montanhas chamada Manre, em Hebrom.



O PAI DE MULTIDÕES E DE MUITOS POVOS

Deus prometeu a Abrão que ele seria pai e sua descendência seria incontável. Abrão e Sarai tinham idade avançada e por isso ele, em alguns momentos, sentiu medo de que a promessa de Deus não fosse cumprida. Sarai induziu Abrão a dormir com a sua serva Agar que gerou seu primeiro filho, Ismael, aos oitenta e seis anos. Porém, Deus envia anjos que confirmam a promessa de que o herdeiro de Abrão viria de Sarai, esta ri quando ouve os anjos e por isso seu filho recebeu o nome de Isaque que significa rir ou riso.

Abrão significa pai exaltado, grande pai, excelso pai, aos noventa e nove anos, seu nome foi mudado por Deus para Abraão, enfatizando a ideia de exaltação, significando pai de muitos ou pai de uma multidão, e o nome de sua esposa Sarai foi mudado para Sara porque seria a mãe de uma grande nação.



O PAI DA FÉ

Deus fez um pacto com Abraão selado pelo sinal da circuncisão e, aos noventa e nove anos, com o nascimento de Isaque - o filho da promessa - figura central da esperança de Abraão em relação às promessas de Deus, porém, Deus lhe pediu Isaque em sacrifício. Abraão confiou totalmente na fidelidade de Deus e considerou que Ele, Deus, poderia ressuscitar Isaque dos mortos para que a promessa fosse cumprida. Diante da fidelidade de Abraão, este foi impedido por um anjo que disse “Não toque no rapaz. Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho”, e Abraão encontrou um carneiro preso pelos chifres num arbusto preparado por Deus para substituir Isaque naquele sacrifício. Novamente, o anjo chamou Abraão e disse: “Juro por mim mesmo, declara o Senhor, que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o aben­çoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos os povos da terra serão abençoados por­que você me obedeceu.”



A PROMESSA CUMPRIDA

Sara convence Abraão a mandar embora seu filho Ismael e a mãe Agar. Ismael é o pai dos povos do deserto identificados atualmente como os árabes. Isaque é o pai de Esaú e de Jacó. Esaú é o pai do povo edomita e Jacó, que teve seu nome mudado para Israel, é o pai dos judeus. Após a morte de Sara, Abraão se uniu a Quetura e gerou outros povos a partir dos seus (estimados) seis novos filhos.

Abraão viveu se mantendo fiel, crendo e confiando nas promessas de Deus que não o desamparou correspondendo à sua fidelidade. Ele conversava intimamente com Deus e em vários momentos sentiu medo, mas continuou a crer no poder de Deus. Faleceu aos cento e setenta e cinco anos, antes, se despediu dos filhos, deixando toda sua herança para Isaque e presenteou os demais filhos. Isaque, Ismael e seus irmãos o sepultaram na cova de Macpela, ao lado de Sara, no campo Efron.



REFLITA!

EU SOU AMIGO(A) DE DEUS?


EU CONVERSO INTIMAMENTE COM ELE?


EU CONFIO NELE?


EU SOU FIEL À ELE?


EU TENHO ESPERANÇA EM SUAS PROMESSAS?




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


Tags

Abraão Deus Isaque Ismael Israel Jacó Esaú Sara religião