QUEM EU SOU?

SP . Semana 46 . 08/23

QUE HORAS SÃO? AGORA!

ETERNIDADE É AUSÊNCIA DO TEMPO

Segundo os dicionários, eternidade vem do latim aeturnus que é uma derivação de aevum e significa era ou tempo; período de tempo que não tem começo nem fim; que prescinde de qualquer determinação cronológica; filosoficamente, se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, algo que não pode ser medido pelo tempo, o transcende; qualidade ou característica do que é eterno; ausência de princípio e fim; exclusão e transcendência da noção de tempo; duração sem princípio nem fim; vida eterna; imortalidade.


DISTINÇÃO ENTRE CRIADOR E CRIATURA

O filósofo e teólogo Anício Mânlio Torquato Severino Boécio define eternidade como a "posse simultânea e perfeita de uma existência sem fim", que implica em quatro aspectos: uma vida; sem começo nem fim; sem sucessão; e do tipo mais perfeito. Ou seja, Deus existe, viveu durante um tempo infinito no passado e continuará vivendo para sempre uma vida (divina) perfeita em um eterno e imutável presente que os seres humanos são incapazes de descrevê-la. Deus é eterno e a eternidade está em seu nome, pois Ele próprio é sinônimo de eterno. Ele não foi criado, mas é o Criador e colocou no coração do ser humano o anseio pela eternidade.


O FIM DA CHAMADA

A eternidade é uma promessa de Deus à cada um de nós, após a morte física - seja o bom, seja o mau. A morte do corpo é algo natural que nos assusta, mas quando acreditamos nas promessas de Deus, não há necessidade de temê-la. A eternidade está garantida porque Deus é eterno, portanto, suas promessas são infinitas.

O corpo se degenera e a alma é imortal, ou seja, nascemos e jamais morreremos, pois Deus criou os seres humanos para a imortalidade. Cada um de nós existe para sempre pelo princípio de imortalidade em nós - o “eu” nunca acabará –, condenado eternamente, ou salvo eternamente.



REFLITA!

O QUE EU FAÇO (OU FIZ) DE ETERNO HOJE?




Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


Tags

eternidade Deus Boécio alma imortalidade