QUEM EU SOU?
SP . Semana 48 . 08/23
SOLDADO LOYOLA: UMA LUTA ESPIRITUAL
A LUTA TERRENA
Iñigo Lopez de Loyola nasceu em 23 de outubro de 1.491 em Loyola, na Espanha, numa família rica, nobre e cristã, filho de D. Beltrán e Maria Sonnez, foi o caçula de treze irmãos.
Em 1.517, aos vinte e seis anos, dedicou-se à carreira militar e foi ferido por uma bala de canhão no combate em defesa da cidade de Pamplona, sitiada por Francisco I da França em 1.521. Durante o período de convalescença, Loyola se entregou às reflexões e à leitura da vida dos santos, inclusive de Jesus Cristo. Em 1.522, decidido a fazer por Deus grandes coisas, ele renunciou à vida da nobre corte e após uma confissão geral da sua vida, deixou sua espada no altar da Virgem Maria em Montserrat, trocou suas vestes nobres pelas de um peregrino e passou a dormir em albergues, a viver na mendicância, levando uma vida de oração, penitência e contemplação.
A LUTA ESPIRITUAL
Retirou-se por um ano no mosteiro dominicano de Manresa, na Catalunha, e escreveu o livro intitulado Exercícios Espirituais - por suas ideias avançadas para a época, ele foi preso pela Inquisição, mas provou não ser um herege e foi libertado.
A partir de 1.523, Loyola iniciou peregrinações e retiros para Barcelona, Roma e a Terra Santa. Em 1.524, voltou para Barcelona, onde estudou a gramática latina, e depois cursou Teologia na universidade em Alcalá. Iniciou suas pregações e preso novamente, foi solto pelo arcebispo de Toledo que o aconselhou a estudar em Salamanca - proibido de pregar até a conclusão do seu curso -, posteriormente foi para Paris estudar Teologia, Filosofia e Ciências.
OS JESUÍTAS
Em 1.533, reuniu seus primeiros seguidores e em 15 de agosto de 1.534, foram ordenados na Capela de Saint-Denis, na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, formando a Companhia de Jesus - aprovada pelo Papa Paulo III - que desenvolveu os trabalhos missionários dos jesuítas principalmente na Bélgica, Holanda, Espanha, Itália, Polônia e Portugal. No Brasil, a primeira missão jesuíta foi em 1.549 sob a chefia do padre Manuel da Nóbrega.
ALGUMAS VISÕES
- Na noite em que se postrou diante da Virgem Maria e se ofereceu como seu soldado, apareceu-lhe a Santa Virgem com o Menino Jesus e sentiu que todas as imagens de sua vida passada foram apagadas da sua alma.
- Loyola recitava o ofício da Santíssima Virgem na escadaria da igreja dominicana quando seu espírito foi arrebatado até Deus, e lhe foi dado compreender o incompreensível mistério de um Deus único em três pessoas distintas.
- Outro colóquio com Deus durou oito dias sem se alimentar e sem mudar de posição, os biógrafos consideram que Deus lhe revelou os Exercícios Espirituais e o plano da Companhia de Jesus.
Loyola tinha um temperamento equilibrado entre a severidade, o rigor e a doçura. Sua vida interior era profunda com a constante presença de Deus. Faleceu aos sessenta e cinco anos em Roma, Itália, a 31 de julho de 1.556. Foi beatificado pelo papa Paulo V em 1.609 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 12 de março de 1.622 - o Santo Inácio de Loyola - que foi declarado Padroeiro dos Retiros Espirituais pelo Papa Pio XI em 1.922.
REFLITA!
QUAL É A MINHA LUTA? PARA QUÊ E PARA QUEM, EU LUTO?
A MINHA LUTA FAZ DIFERENÇA NA ETERNIDADE?
EU SOU UM(A) SOLDADO DE QUEM?
O QUE DEUS PENSARÁ DE MIM?
Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801
Tags