ARTETERAPIA: O QUE É E SEUS BENEFÍCIOS!

53
4min de leitura

SOBRE A ARTERAPIA

Arte vem do latim ars ou artis que significa maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. Terapia vem do grego therapeía-as que significa serviço, atendimento, tratamento, cura (dicionário Priberam).

Portanto, podemos entender a arteterapia como a ciência de tratar, por meio da arte, a pessoa na sua maneira de ser e agir.

A atividade em arteterapia é de caráter transdisciplinar, permeando os campos da psicologia, filosofia, psiquiatria, neurologia, fonoaudiologia, antropologia, sociologia, comportamental, corporal, ocupacional, educacional e artes, considerando a integralidade do ser. 

Utilizando as linguagens artísticas como ferramentas arteterapêuticas, trabalhamos a sua autoexpressão no processo de autoconsciência que consiste no reconhecimento honesto e sem autocensura dos seus próprios pensamentos, comportamentos e sentimentos, como medos e inseguranças, antes ignorados, atuando, mais rapidamente, na prevenção, recuperação, tratamento e melhora da sua qualidade de vida. Cuidando integralmente dos aspectos físico, mental, emocional e espiritual, aprimorando a sua percepção, atenção e concentração, memória, pensamento, antecipação, exploração, execução e controle da ação, contribuindo para que você se constitua como autor da própria história com autonomia, iniciativa e autorresponsabilidade, numa jornada de descoberta de quem você é, onde você está, para onde você vai, o que você tem e o que você precisa para chegar onde quer estar na vida.

São usados recursos artísticos que vão se somando ao processo verbal, como as linguagens plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como a pintura, o desenho, a escultura, a modelagem, a gravura, a colagem, a fotografia, a prosa e a poesia, a música, a dança, o teatro, o audiovisual, entre outros. 

A escolha da técnica e do material utilizado, não são aleatórios, têm um propósito conforme o modelo de estudo de Lusebrink & Kagin sobre o Expressive Therapies Continuum - ETC.

Na arteterapia, não há preocupação com a habilidade técnica ou talento, nem há qualquer julgamento estético. O intuito é proporcionar bem-estar, objetivamente trabalhando as suas emoções e os seus sentimentos expressos e transmitidos na obra por meio da produção artística e atuar em questões psíquicas, funcionando como um canal de expressão em que a atividade criadora é um instrumento e a arte é uma via de transformação. Por exemplo, usar a fotografia para expressar sentimentos que podem se manifestar por meio de símbolos ou sinais, revelando a sua interioridade, o seu modo de ser e a sua visão de mundo, possibilitando a resolução de conflitos pessoais e de relacionamento, e o desenvolvimento da sua personalidade. A ordenação quanto à estruturação consciente da obra simbólica é uma consequência do processo arteterapêutico.

É um recurso que ajuda pessoas com dificuldades em expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades, e, também, ajuda pessoas verborrágicas que necessitam moderar sua expressão oral ou verbal, encontrando seu equilíbrio.

Explora-se o aspecto lúdico da infância, esquecido à medida que nos tornamos adultos. As capacidades de abstrair, admirar a beleza ou refletir sobre uma história estimula a criatividade e o intelecto, independente da idade, potencializando suas capacidades de raciocínio e imaginação. A arteterapia, o faz voltar o olhar para a arte, com benefícios, seja de forma ativa, ao produzir a arte simbólica, ou de forma passiva, ao visitar uma exposição com o propósito arteterapêutico, por exemplo.

O atendimento arteterapêutico é indicado às pessoas de todas as idades, incluindo aquelas com dificuldades motoras, individual ou em grupo, em consultórios, hospitais, instituições de ensino e empresas.

A arteterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde dentro das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e, é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017 pela portaria número 849/2017.

Na educação, estimulamos o desenvolvimento da criatividade, desbloqueando o processo criativo: medos da expressão e do julgamento, e a ansiedade; melhorando a autoestima, o desempenho escolar e comportamentos.

No ambiente corporativo, ajudamos colaboradores a explorar as emoções, lidar com o estresse, elevar a autoestima e, desenvolver a autoconsciência, o potencial pessoal, a criatividade e as habilidades sociais.

Na área artística, aplicamos oficinas de sensibilização para desenvolver a autoconsciência, e também na formação e preparação de atores para interpretação das personagens.

O profissional arteterapeuta precisa de formação específica de acordo com as normas da União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT).


ARTETERAPIA E Z-MET

Z-MET é a sigla para técnica de elicitação da metáfora de Zaltman - uma ferramenta de pesquisa de mercado.

Há um consenso geral de que dois terços de todo significado social é trocado não verbalmente que é consistente com dois terços de todos os estímulos visuais que chegam ao cérebro. A expressão facial, o gesto físico, o espaço físico, o traje, o cheiro, a frequência de toque, o timbre da voz, a ressonância, o tom, o andamento e duração silábica, o ritmo e outras qualidades da fala que determinam se queremos dizer o que dizemos.

O pensamento ocorre na forma de imagens e envolve a capacidade de exibir e ordenar essas imagens. Essas representações neurais são visuais, auditivas, táteis, matemáticas e assim por diante. Apenas raramente essas imagens são palavras. Quando ligada a imagens não-verbais, no entanto, a comunicação é mais profunda e variada do que a linguagem verbal permite sozinha.

O pensamento abstrato é moldado por experiências perceptivas e motoras. Há demonstrações neurológicas e cognitivas para essa premissa e suas implicações para a comunicação interpessoal. O que é notado em uma imagem espelha os mapas internos que as pessoas usam inconscientemente para estruturar e compreender a experiência.

O cérebro funciona de maneiras diferentes com imagens em movimento e com imagens estáticas. Todos os pensamentos são relevantes e podem ser articulados com ajuda. Uma variedade de técnicas da fototerapia e da arteterapia são usadas para trazer pensamentos à tona e explorar as imagens a partir de outras perspectivas. (Gerald Zalteman – Harvard Business School)


Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


ARTETERAPIA: O QUE É E SEUS BENEFÍCIOS!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ansiedade arte Arteterapia autoconsciência autoestima criatividade emoções inseguranças linguagens artísticas medos pensamentos personalidade psicoterapia sentimentos simbólica terapia transdisciplinar

Quem viu também curtiu

ARTETERAPIA E SUAS DIFERENÇAS

SÍNTESE HISTÓRICA DA ARTETERAPIA

A BIOIATRIA