DIFERENÇAS ENTRE VIDEOTERAPIA E VIDEOGRAFIA TERAPÊUTICA

48
1min de leitura

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VIDEOTERAPIA E VIDEOGRAFIA TERAPÊUTICA?

Segundo Judy Weiser, na videoterapia, se usa o vídeo durante as sessões sob a direção de um terapeuta formado para ajudar o(a) cliente a ver como se parece e soa durante a sessão, para fins históricos e mostrar os diferentes componentes da sua comunicação verbal, ajudando-o(a) a considerar e entender os efeitos das suas próprias palavras e comportamentos, assumindo a responsabilidade pelas próprias ações e realizar mudanças baseadas em suas próprias auto-observações. Oportuniza a autodescoberta e autoconfrontação, acessando às emoções, afetos e outras mensagens não verbais, e também o estudo da estrutura familiar ou de grupo e interações indisponíveis em sessões verbais. 

A videografia terapêutica ou "film-making" terapêutico é a realização de vídeos ou filmes com propósito específico para si próprio sem a necessidade de um terapeuta. Aponto uma observação: pode ser que em algum momento você sinta necessidade do acompanhamento de um terapeuta formado para lidar com os conteúdos, como emoções, sentimentos, pensamentos e questões psíquicas, que emergem das suas práticas, nesse caso, não hesite em procurar ajuda.

Diferentemente, há a terapia cinematográfica em que pessoas se reúnem para assistir a um filme e falar sobre ele, às vezes sob orientação de um terapeuta, às vezes somente para discussões de apoio.


Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


DIFERENÇAS ENTRE VIDEOTERAPIA E VIDEOGRAFIA TERAPÊUTICA

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

afetos Arteterapia autodescoberta cinema comportamentos comunicação verbal emoções estrutura familiar filmes fototerapia psicoterapia terapia vídeos videoterapia

Quem viu também curtiu

ARTETERAPIA E SUAS DIFERENÇAS

SÍNTESE HISTÓRICA DA ARTETERAPIA

A BIOIATRIA