“Resumo:
A enfermagem como ciência tem crescido muito com o seu desenvolvimento teórico e metodológico, aperfeiçoando assim suas ações. Uma delas é o uso da fotografia nas práticas arteterapêuticas contra o câncer.
Objetivo: Investigar os efeitos da arteterapia como auxílio adjunto com o tratamento convencional do câncer de mama em mulheres.
Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2013 a 2019 em periódicos científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME), nas bases MEDLINE, SCIELO e LILACS.
Resultados: Foram observados vários artigos nas principais plataformas de buscas, mas a critérios de inclusão somente foram utilizados Scielo e PubMed totalizando 5 artigos.
Conclusão: Conclui-se que as técnicas de arteterapia como a fotografia proporciona um autoconhecimento, restaurou a autoestima e a sensação de bem-estar, além de promover uma melhora da aceitação física e consequentemente auxiliando no tratamento convencional do câncer.” (Marcelo Augusto Gonçalves Moreira; Victor Corrêa Santos)
Artigo: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/291