QUAL A DIFERENÇA ENTRE VIDEOTERAPIA E VIDEOGRAFIA TERAPÊUTICA?
Segundo Judy Weiser, na videoterapia, se usa o vídeo durante as sessões sob a direção de um terapeuta formado para ajudar o(a) cliente a ver como se parece e soa durante a sessão, para fins históricos e mostrar os diferentes componentes da sua comunicação verbal, ajudando-o(a) a considerar e entender os efeitos das suas próprias palavras e comportamentos, assumindo a responsabilidade pelas próprias ações e realizar mudanças baseadas em suas próprias auto-observações. Oportuniza a autodescoberta e autoconfrontação, acessando às emoções, afetos e outras mensagens não verbais, e também o estudo da estrutura familiar ou de grupo e interações indisponíveis em sessões verbais.
A videografia terapêutica ou "film-making" terapêutico é a realização de vídeos ou filmes com propósito específico para si próprio sem a necessidade de um terapeuta. Aponto uma observação: pode ser que em algum momento você sinta necessidade do acompanhamento de um terapeuta formado para lidar com os conteúdos, como emoções, sentimentos, pensamentos e questões psíquicas, que emergem das suas práticas, nesse caso, não hesite em procurar ajuda.
Diferentemente, há a terapia cinematográfica em que pessoas se reúnem para assistir a um filme e falar sobre ele, às vezes sob orientação de um terapeuta, às vezes somente para discussões de apoio.