FOTOTERAPIA: O QUE É E SEUS BENEFÍCIOS!

88
3min de leitura

SOBRE FOTOTERAPIA

Foto vem do grego fos ou fotos que significa luz. Grafia vem do grego grafe-ês que significa escrita + -ia. Fotografia é a arte ou processo de fixar a imagem de qualquer objeto ou realidade através de sensor digital ou superfície fotossensível (película ou chapa) com o auxílio da luz (dicionário Priberam).

Podemos dizer que fotografia é “escrita com luz”. 

A fotografia está presente em nosso cotidiano, nas mídias, nas redes sociais, assim como os vídeos, transmitindo mensagens que influenciam nossa visão de mundo que filtra o que entra e sai de nossas mentes. 

As fotografias são reveladoras, ou desveladoras, sejam as produzidas com estímulos inconscientes ou conscientes, sejam as posadas ou espontâneas. É o registro de um instante da vida que não será repetido. Evocam lembranças, sentimentos, emoções e, como objetos transicionais, servem de ponte entre realidades nos confrontando com elas, sendo uma maneira de percebermos nossas ideias ou visões pré-concebidas da vida. As imagens fotográficas carregam emoções como se tivessem vida e as pessoas as enviam para os outros como representantes de si. O mesmo podemos dizer dos vídeos, que são imagens fotográficas em ação, salientando ainda mais o seu aspecto vivo.

Há pessoas resistentes em expor seus sentimentos e sua vida, e há pessoas que falam com facilidade mas mantêm-se na superficialidade. Para esses casos, usamos a fotografia ou o vídeo como ferramenta emocional, não como arte, que contorna a resistência racional, buscando o que a imagem desperta na pessoa, como memórias sensoriais e afetivas. É sobre a história e o significado que a imagem fotográfica cria dentro da sua mente, portanto, não é necessário conhecimentos técnicos sobre fotografia, vídeo ou câmeras.

Algumas pessoas se queixam de perda da memória, em especial os idosos, ou de que não têm histórias para contar, ou contam as mesmas histórias repetidas vezes. Pode ser algum problema de saúde, mas comumente é falta de atenção com sua própria história.

Revisitando as suas fotografias e seus vídeos guardados, e, atualmente, também aqueles postados nas redes sociais, se pode resgatar memórias afetivas incompreendidas ou mal compreendidas, recordações da infância, a percepção de si mesmo e da sua linha do tempo de vida, e os momentos e percepções esquecidos. Ouvindo comentários de outras pessoas sobre eles, se entra em contato com aspectos de si, antes ignorados.

A fototerapia auxilia nos casos de depressão, estresse, falta de concentração, fobias, ansiedade, baixa autoestima, experiências traumáticas, baixa motivação, desvios de comportamento, e outros transtornos psicológicos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

As técnicas da fototerapia também são relevantes para aplicações empresariais e comerciais, ciências sociais, conscientização sobre deficiência, reabilitação, educação e podem ser usadas por coaches para ajudar as pessoas a melhorarem suas habilidades de enfrentamento dos problemas da vida.


FOTOTERAPIA E Z-MET

Z-MET é a sigla para técnica de elicitação da metáfora de Zaltman - uma ferramenta de pesquisa de mercado.

Há um consenso geral de que dois terços de todo significado social é trocado não verbalmente que é consistente com dois terços de todos os estímulos visuais que chegam ao cérebro. A expressão facial, o gesto físico, o espaço físico, o traje, o cheiro, a frequência de toque, o timbre da voz, a ressonância, o tom, o andamento e duração silábica, o ritmo e outras qualidades da fala que determinam se queremos dizer o que dizemos.

O pensamento ocorre na forma de imagens e envolve a capacidade de exibir e ordenar essas imagens. Essas representações neurais são visuais, auditivas, táteis, matemáticas e assim por diante. Apenas raramente essas imagens são palavras. Quando ligada a imagens não-verbais, no entanto, a comunicação é mais profunda e variada do que a linguagem verbal permite sozinha.

O pensamento abstrato é moldado por experiências perceptivas e motoras. Há demonstrações neurológicas e cognitivas para essa premissa e suas implicações para a comunicação interpessoal. O que é notado em uma imagem espelha os mapas internos que as pessoas usam inconscientemente para estruturar e compreender a experiência.

O cérebro funciona de maneiras diferentes com imagens em movimento e com imagens estáticas. Todos os pensamentos são relevantes e podem ser articulados com ajuda. Uma variedade de técnicas da fototerapia e da arteterapia são usadas para trazer pensamentos à tona e explorar as imagens a partir de outras perspectivas. (Gerald Zalteman – Harvard Business School)


Cristina Syono | Psico-Arte-Fototerapia | WhatsApp +55 11 99624-6801


FOTOTERAPIA: O QUE É E SEUS BENEFÍCIOS!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

afeto ansiedade Arteterapia autoestima coach comportamento concentração deficiência depressão educação emoções estresse fobia fotografia fototerapia história memória motivação psicoterapia reabilitação sentimentos terapia transtornos psicológicos trauma vídeo

Quem viu também curtiu

ARTETERAPIA E SUAS DIFERENÇAS

SÍNTESE HISTÓRICA DA ARTETERAPIA

A BIOIATRIA