Psico-Arte-Fototerapia

Retratos na Arteterapia

Curso e workshop online ou presencial in loco.

Meu nome é Cristina Syono e sou psico-arte-fototerapeuta e bioiatra. Comecei a atuar no segmento fotográfico na adolescência, entre rolos de filme, fotos e químicos. Estudei fotografia profissional e fui a fotógrafa dos eventos familiares. E a partir de uma questão pessoal familiar, me pós-graduei em Psicopedagogia e Arteterapia, posteriormente em Terapia Transpessoal e, paralelamente, estudei teatro e cinema – este último, são imagens fotográficas em ação. Ex-docente do curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Arteterapia da FPA. Coordenei o curso de expansão cultural “Retratos na Arteterapia", sobre o uso da fotografia como ferramenta arteterapêutica, no Instituto Sedes Sapientiae durante 7 anos e atualmente ministro o curso para grupos particulares. Sou associada à American Art Therapy Association - ART6833622. Certificada Ítalo Marsili I e II - CRCIM12963455.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”. Ansel Adams

RETRATOS NA ARTETERAPIA: o uso da fotografia como ferramenta arteterapêutica

Proposta

Apresento técnicas da linguagem fotográfica integradas com a linguagem plástica como ferramentas de autoconhecimento e transformação abrindo caminhos de expressão das emoções e da criatividade. Propiciar conhecimentos da aplicação fotográfica no contexto arteterapêutico, usando a imaginação criativa para unificar e integrar, despertando o curador interno do ser humano. Ampliar a consciência por meio da reflexão, apresentando a vida dentro do contexto de significado e propósito, de uma forma imagética por meio da linguagem fotográfica que permite o contato com questões conflitantes, ativando recursos psicológicos que estão além da consciência, encontrando sentido naquilo que, até então, faltava sentido.

Conteúdo

+ Como e porque a fotografia ajuda na descoberta pessoal;

+ Álbuns e álbuns de família: aprendizagem sobre a história familiar e rede social; relacionamentos e interações familiares; conexão, interdependência e causalidades a partir da individuação e diferenciação da pessoa.

+ Autorretratos: produção e aplicação de autorretratos, objetivando a ampliação da percepção e reconhecimento de si mesmo; aumentando o entendimento de si e como pode vir a ser.

+ Retratos de autoria de terceiros: ampliação da consciência de si e do corpo a partir do olhar do outro.

+ Retratos de autoria própria: decisões conscientes, autoexpressão e criatividade.

+ Coleções imagéticas e de objetos: retrospectiva da vida; exploração entre os retratos e as coleções.

Estratégia

Curso teórico-vivencial onde as linguagens fotográfica e plástica serão utilizadas como ferramentas de contato, expressão e transformação de valores e comportamentos. NÃO requer câmera profissional nem conhecimentos técnicos fotográficos ou artísticos.



À quem se destina

Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, arteterapeutas, terapeutas, psiquiatras, assistentes sociais, educadores especiais, artistas plásticos, fotógrafos, profissionais com formação universitária que atuem nas áreas da saúde e educação, e demais interessados.

O QUE DIZEM...

Edna C. S.

Fernanda V.

L. Barros

Vera L. H.

Quero entrar na lista de espera

TERMOS DE REPRODUÇÃO E USO DE IMAGENS.

É proibida a reprodução total ou parcial e o uso das imagens sem prévia autorização, sob as penalidades regidas pela Lei nº 9.610/98 de direitos autorais e de uso da imagem. Filiada à AUTVIS - Associação Brasileira de Direitos dos Autores Visuais. Direitos Reservados.

PIX